O JÚBILO DE QUEM AMA
05 de Abril de 2009

 

(1510-1572) Nasceu em Haddington, Escócia, foi um padre escocês, líder da Reforma protestante e reconhecido como "O Pai da Reforma Protestante na Escócia.É considerado o fundador do presbiterianismo. Formou-se na Universidade de St. Andrews.  Influenciado pelos primeiros reformadores, tais como George Wishart, ele aderiu ao movimento reformista da Igreja da Escócia.  Esteve envolvido nos acontecimentos eclesiásticos e acontecimentos políticos relacionados com a morte do Cardeal Beaton, em 1546 e com a intervenção do governante da Escócia, Maria de Guise.  Ele foi feito prisioneiro pelas forças francesas no ano seguinte, após a sua libertação em 1549 foi exilado para a Inglaterra.


 

 Discípulo de G. Wishart (1513-1546),  morto no incêndio, Knox foi ordenado sacerdote em 1540.  O seu pensamento teve influencia, tanto luterana e calvinista, bem como Martin Bucer, em particular os seus pontos de vista sobre a comunhão na Ceia do Senhor.  Sua intensa atividade como um reformador e um patriota é confrontado diretamente ns casas de católicos franceses que dominou a Escócia.  Como resultado, Knox foi forçado a buscar proteção no castelo de San Andres.


 Foi Maria, Rainha da Escócia, que obrigou Knox a um exílio forçado.  Maria de Guise sua mãe, francesa e católica como sua filha conseguiu, em Julho de 1547, uma frota francesa sob cerco e bombardeamento do castelo, forçando os seus ocupantes a fugirem.  Knox e seus companheiros foram deportados e enviados par auxiliarem nas cozinhas, onde ele foi tomado como um escravo, até que em 1549, a intervenção do governo Inglês, foi liberada.


 Retornando à Inglaterra, ele começou a pregar em muitas partes do país.  Pregando perto da fronteira escocesa, atraiu muitos escoceses que o governo Inglês estava nervoso.  Knox alcançado por esse reconhecimento,  foi convidado a pregar no tribunal de Edward VI.  Este monarca Inglês, representante da era dourada da Reforma em seu país, ofereceu-lhe um lugar como bispo de Rochester, que imeditamente ele rejeitou.


 Quando Maria Tudor ( "Rainha" Sangue "Maria), Católica e esposa de Philip II, chegou ao trono Inglês em 1553, Knox  hesitou por algum tempo, sobre se le preferiria morrer em breve, queimado ou fugir do país. Finalmente, ele decidiu fugir a Genebra em 1555, quando o suíço reformador, John Calvin, o acolheu e tinha muita influência sobre ele.


Em finais 1555, Knox retornou à Escócia à um curto espaço de tempo, onde teve a sorte de escapar de uma acusação de heresia.  John Knox era também um visionário religioso.  Ele argumentou que a única possibilidade de que os escoceses estavam livres de dominação francesa foi a de que os protestantes da Escócia e da Inglaterra unissem em uma frente comum. En 1559, los acontecimientos se precipitaron en Escocia. Em 1559, os eventos são precipitados na Escócia.  O povo levantou-se contra os escoceses e a Regente determinou uma dominio francês, havia graves motins e as tropas governamentais foram lançados contra as forças protestantes, colocando-os em sérios apuros.  Foi então que a Inglaterra,  sob a protestante Elizabeth I, decidiu intervir com um poderoso exército. As tropas francesas foram cercados em Leith e tiveram qu render-se  (1560), este fato revela que a influência veio a um fim.  Nesse mesmo ano, John Knox, juntamente com outros reformadores do seu tempo fundou a Igreja Reformada.


Em 1567, o francês tinha sido conduzido inteiramente para a Escócia.  O triunfo do protestantismo foi assegurado quando,  Mary Stuart abdicou em 1567.  Knox pregou um sermão na coroação de James VI, o filho de Maria, que foi educado no protestantismo durante a regência do Sir. James Stewart, Earl of Moray e protestantes.  Desta forma, a Reforma Protestante foi finalmente consolidada no país ..


 John Knox, um patriota e pai da Reforma na Escócia, morreu no ano 1572.

 

Fonte:  Wikipedia.com
 

cleudf
contador de visitas para blog
publicado por cleudf às 00:16 link do post
sinto-me: Romântica
música: Canção do Mar= Belíssima Música
tags:
jhon knox, mostrou ser alguem q teme a Deus, gracas as oracoes dele toda escorcia veio a ser uma religiao justa.
Jonas Leite a 21 de Dezembro de 2012 às 13:51
jhon knox, mostrou ser alguem q teme a Deus, gracas as oracoes dele toda escorcia veio a ser uma religiao justa.
Jonas Leite a 21 de Dezembro de 2012 às 13:52
Gostei da história desse grande homem de Deus jonh quinox
ARTUR a 8 de Setembro de 2015 às 16:44
Cleudf
cleudf cleudf

contador de visitas blogger
Translate
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
arquivos
tags

todas as tags

tema
contador de visitas blogger
contador de visitas blogger

Map IP Address
Powered byIP2Location.com


contador de visitas blogger
blogs SAPO